Amigos do Meio Ambiente e da Vida

A ÁRVORE BAOBÁ – UM UNIVERSO EM SI MESMA – 2024

Nas florestas tropicais secas de Madagascar, o baobá desempenha um papel vital. É especialmente importante durante os períodos de seca, aos quais todos os moradores da floresta tiveram que se adaptar. Mas essas árvores antigas também estão altamente ameaçadas.

Os majestosos baobás são os guardiões silenciosos das florestas tropicais secas de Madagascar. As árvores são uma grande parte da cultura e do folclore indígenas. Entre os Sakalavas, cada família tem sua própria árvore, que é escavada e serve como um reservatório em tempos de seca. Graças à sua estrutura fibrosa, o tronco do baobá age como uma esponja que pode armazenar até 120.000 litros de água.

Os baobás são uma parte crucial da biodiversidade das florestas: lagartos, salamandras, cobras, pássaros e pequenos mamíferos encontram comida e abrigo entre eles. As formigas vivem em harmonia com as árvores, enriquecendo o solo ao redor delas e ajudando a água da chuva a penetrar no solo. Mas os baobás agora são considerados altamente ameaçados, e medidas devem ser tomadas para evitar que essas árvores únicas sejam extintas.

LINK:

https://www.youtube.com/watch?v=j-i431Or9_o

Legendado em português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicações populares

Sobre o AMAV

logotipo AMAV

Buscamos conectar ecologia e espiritismo e promover uma relação consciente com meio ambiente e a vida

Siga-nos

Grupo de estudos do amav

Edit Template

AMAV © 2024 – Todos os direitos reservados