O Atlas do Solo 2024, publicado em novembro último, resultado de uma parceria entre a Fundação Heinrich Böll e o Think Tank for Sustainability, ilustra as consequências alarmantes da degradação global do solo, ao mesmo tempo que destaca o imenso potencial das práticas sustentáveis da utilização dos solos para a proteção do clima, o aumento da biodiversidade e a produção de alimentos saudáveis.
A degradação do solo é um problema global importante, mas largamente negligenciado, que ameaça a produtividade agrícola, a segurança alimentar e a saúde dos ecossistemas. Cerca de um terço dos solos em todo o mundo estão degradados.
Solos saudáveis são vitais para a mitigação e adaptação climática porque armazenam mais carbono do que as florestas. Os solos são também reservatórios naturais de água. Eles ajudam a mitigar os impactos da crise climática, como secas, chuvas fortes e inundações. Solo saudável pode armazenar 250 litros de água da chuva por metro cúbico.
Prevenir uma maior degradação do solo e restaurar solos degradados é muito mais rentável do que lidar com as graves consequências da perda de solo.
Carlos Villarraga @covillarraga
Clique no link para download do Atlas (versão em inglês):
https://eu.boell.org/sites/default/files/2024-11/soilatlas2024_web_20241112.pdf
#solo #ecologia #mudançasclimaticas #atlasdosolo