A Floresta Tropical Great Bear, no Canadá, é o local onde a floresta tropical e o Oceano Pacífico se encontram. Esta floresta especial abriga inúmeros abetos e abetos. Uma espécie muito especial se destaca entre todos eles, oferecendo abrigo a muitos animais: a árvore-da-vida gigante, ou “Árvore da Vida”.
O gigante orgulhoso, que pode viver até mil anos, desempenha um papel importante na mitologia dos Nuxalk. Esses indígenas se comunicam com seus ancestrais por meio da árvore. Mas a árvore da vida também desempenha um papel fundamental no ecossistema e abriga inúmeras espécies – desde os menores insetos até os imponentes mamíferos. Os animais rastejam em seu tronco ou encontram abrigo sob sua folhagem espessa.
A árvore-da-vida gigante protege a floresta tropical canadense e o oceano adjacente há milhares de anos. Todo outono, os salmões retornam aos seus rios nativos no meio da Floresta Tropical Great Bear, após passarem vários anos no mar. Eles lutam para subir o rio para desovar – e proporcionar um banquete para os ursos, que devoram os deliciosos peixes à sombra das árvores.
Nada se perde na floresta. Os necrófagos se alimentam dos restos deixados entre as raízes das árvores e o que sobra nutre o rico solo da floresta com nitrogênio e fósforo. Assim, até mesmo o salmão promove o crescimento das árvores e contribui para um ecossistema único.
A floresta e o oceano vivem em simbiose aqui. Quando chuvas fortes erodem o solo, os nutrientes são transportados pelos rios até o mar, onde beneficiam as baleias jubarte. Hoje em dia, no entanto, esse complexo ecossistema está ameaçado pela exploração madeireira em massa. Aqui, também, os humanos estão colocando em risco um equilíbrio que existe há milhares de anos. #documentário #dwdocumentary #dwdocs #canadá #meio ambiente #natureza
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=7ziMmDmCFbI Pode-se gerar legendas em português no YouTube
