A água é escassa, mas a demanda global continua a crescer. A humanidade enfrenta sérias disputas sobre o nosso recurso mais importante. Qual o impacto do nosso estilo de vida nos ciclos hídricos do nosso planeta?
Ao longo de seis rios em quatro continentes, o documentário explora a questão de por que esse recurso vital, a água, está se tornando cada vez mais escasso – e quem é o responsável. 70% da água doce é usada na agricultura. E uma grande parte disso vai para a produção de ração animal. Nosso consumo excessivo de carne é, em parte, responsável pelo fato de rios caudalosos como o Ebro espanhol ou o Colorado nos EUA e no México estarem secando. Os negócios de pecuária industrial valem bilhões para grandes empresas agrícolas, mas esse uso excessivo de água frequentemente anda de mãos dadas com sua poluição. A Europa terceirizou suas indústrias mais poluentes para países como a Índia. Cerca de 20% da poluição global da água é causada pela indústria têxtil. O filme oferece insights raros sobre as fábricas indianas e a vida nos locais onde os contaminantes são despejados.
Mas nem tudo são más notícias. No filme, também conhecemos pessoas que encontraram soluções. Na França, represas são desmontadas para revitalizar rios; em um oásis egípcio, os habitantes fazem experiências com hidroponia; e na Índia, um indivíduo conhecido como “homem da água” usa uma técnica milenar para extrair rios de desertos que secaram há décadas. #documentário #dwdocumentary #dwdocs
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=gzTxlQGbiyc
