Uma pesquisa lançada em março de 2025, realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), aponta que 7% da população brasileira concorda totalmente ou em parte com a afirmação de que é vegana. O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2024.
Um dado ainda mais expressivo mostra que 74% da população concorda, em algum grau, com a possibilidade de parar de consumir carne em prol da própria saúde. Outras razões também aparecem como relevantes na decisão de eliminar o consumo de carne: 43% dos entrevistados consideram o meio ambiente um fator determinante, enquanto 42% mencionam a causa animal.
O veganismo está em ascensão globalmente. De 2004 a 2019, a população vegana triplicou nos EUA. Em janeiro de 2024, 1,8 milhão de pessoas no mundo tentaram adotar um estilo de vida vegano através da campanha Veganuary. Na Europa, 3,4% da população é vegana, e no Canadá, 10% dos adultos já aderiram. Na Índia, 11% da população é vegana. Esses dados refletem uma tendência global de maior adesão ao veganismo, o que também se alinha com os resultados obtidos no Brasil.