Amigos do Meio Ambiente e da Vida

A transitoriedade da vida terrena e suas consequências.

Originalmente publicado em 23 de fevereiro de 2022 

Emmanuel nos deixou um texto chamado Transitoriedade (livro Verdade, Caminho e Vida, capítulo 72) no qual colocou os seus pensamentos sobre a transitoriedade da vida terrena, as insanidades que os homens cometem na busca por coisas que consideram preciosas durante sua existência, mas que são finitas porque materiais, e a importância da encarnação como meio de obter ferramentas para a Evolução Espiritual.

Ao ler o texto de Emmanuel, percebemos que tudo na vida passa… A glória passa, mas a miséria também…

Isso nos reconforta. A felicidade pode não ser duradoura, mas o sofrimento também não é. Tudo é ferramenta para nosso aprimoramento.

Porém, não é porque a nossa passagem na Terra é transitória, que ela é sem consequências. Tudo o que nós fazemos tem consequências.

Podemos pensar na nossa pegada ambiental nesse planeta. Estamos usufruindo da Terra como se ela nos tivesse sido dada para nosso bel-prazer, sem que precisemos nos preocupar com as rugas e cicatrizes que estamos deixando nela durante nossa passagem.

Até nos preocupamos em poupar energia (dói no bolso, não é?), mas não dedicamos um só pensamento ao lixo que produzimos e empilhamos bem longe de nós (quando esse lixo poderia ser um resíduo reaproveitável…), à poluição que os nossos carros causam (afinal, só vamos rapidinho para o trabalho…será que isso é tão devastador assim???), à água que desperdiçamos (a falta de água, muitas vezes, é uma coisa tão distante de nós que não faz parte da nossa vida)… Enfim, podemos pensar em vários exemplos de coisas que fazemos e que deixam a nossa marca no planeta.

Será que isso tem a ver com o Espiritismo? Lembram que Kardec selecionava o que iria colocar nas Obras Básicas com base no que tinha sido comunicado por vários espíritos? Ele teve o cuidado de observar se as mensagens eram repetidas em ocasiões diferentes, por espíritos diferentes.

Pois bem, vários mentores espirituais têm nos falado sobre nossa relação com o planeta e o meio ambiente. Lembrem sempre que nossa passagem por aqui é transitória, mas é cheia de consequências. Um dia teremos que prestar conta de tudo o que estamos fazendo agora.

Pensando nisso, o Instituto Espírita Amigo Germano está iniciando um novo projeto: o Amigos do Meio Ambiente e da Vida.

Sejam todos bem-vindos ao grupo do AMAV. Procurem saber o que é esse projeto e mergulhem de cabeça nele conosco.

Autor: AMAV

2 comentários

  • Julieta Marques

    Plenamente de acordo com a feliz ideia, desse movimento que já tardava, de percebermos os erros que temos cometido contra nós mesmos, quando agredimos a Mãe Natureza. Parabéns!!!

    • Roberto Caldas

      Querida Julieta Marques! Seu apoio é para nós um bálsamo. Somos gratos à você. Estamos todos juntos nesta barca planetária: humanos, não humanos e todo o conjunto desta natureza maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações populares

Sobre o AMAV

logotipo AMAV

Buscamos conectar ecologia e espiritismo e promover uma relação consciente com meio ambiente e a vida

Siga-nos

Grupo de estudos do amav

Edit Template

AMAV © 2024 – Todos os direitos reservados